O que é Marketing de Busca ou SEM?

O marketing de busca ou SEM sigla para Search Engine Marketing é uma forma de marketing na internet, que funciona dentro dos mecanismos de buscas e que tem o objetivo de promover sites pelo aumento da sua visibilidade nas páginas de resultados (SERPs) através do uso de publicidade paga.
Normalmente são anúncios no formato de links patrocinados, em formato de texto contendo um título, uma breve e objetiva descrição e a URL do site. Ao ser clicado leva o usuário diretamente para o site do anunciante. Em alguns casos podem também ser no formato de banners animados.

No marketing de busca, um link patrocinado ou banner é exibido conforme a palavra chave. Ao criar uma campanha o anunciante deve escolher grupos de palavras que estejam relacionadas com o que o seu site oferece. Sempre que um usuário digitar alguma das palavras chave escolhidas pelo anunciante no mecanismo de buscas, o mesmo exibirá seu anúncio para o usuário. A quantidade ou posição da exibição dependerá exclusivamente do orçamento destinado à campanha.

Nas campanhas de marketing de buscas, o anunciante define um orçamento, faz o pagamento antecipado do valor da campanha e o próprio sistema se encarregará de controlar os gastos. Assim que o valor do orçamento estiver acabando o sistema enviará uma mensagem para avisar, caso o anunciante queira manter a publicidade deverá efetuar um novo pagamento, caso não o faça, os anúncios não serão mais exibidos automaticamente assim que o orçamento zerar. Ao contrário das grandes mídias convencionais que cobram milhares ou até milhões, o marketing de buscas permite a criação de campanhas com valores muito mais acessíveis.

Em relação ao custo, os principais mecanismos de buscas trabalham com o sistema CPC (custo por clique), ou seja, o anúncio é exibido, porém somente terá custo caso o usuário clique no anúncio. É aqui que está a principal vantagem deste sistema sobre a mídia convencional, na qual o anunciante paga por todo o público do veículo e talvez menos de 10% destas pessoas realmente veja o anúncio. No sistema CPC o anúncio poderá ser exibido para milhares ou milhões de pessoas, porém apenas as que realmente se interessaram e clicarem serão cobradas. Outra vantagem do sistema CPC sobre a mídia convencional é a possibilidade de calcular o retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas com alta precisão.

Uma parte fundamental do marketing de buscas é a otimização do site para os mecanismos de buscas, o SEO (Search Engine Optimization).

O marketing de buscas permite criar um canal direto com os consumidores que procuram por sites, produtos ou serviços, uma vez que um site pode aparecer bem posicionado nos resultados das buscas.

Muito além das buscas

O marketing de buscas se estende muito além dos sites dos mecanismos de buscas, com o Google Adsense, serviço da Google que paga comissões a sites parceiros que disponibilizem espaços para anúncios da Google, os anúncios podem ser exibidos em milhões de sites e blogs na Internet, aumentando ainda mais o alcance das campanhas e possibilitando ações de re-marketing.

Re-marketing

O re-marketing funciona da seguinte maneira, ao criar uma campanha pode se optar por usar o re-marketing ou não. O objetivo de usar esta técnica é reforçar a divulgação para um usuário que já acessou o site através dos links patrocinados. Serve principalmente para aquele usuário que se interessou pelo site, reforçando sua volta. O re-marketing também funciona no sistema CPC.