7 dicas para ter um Site Eficiente na Internet

Site Eficiente – Atualmente existem milhões de sites na internet e a cada dia muitos mais são lançados, todos disputando visitantes e consumidores. Com o advento das mídias sociais, muito da navegação da internet passou a ser feita nelas ou através delas. Hoje em dia as mídias sociais e os mecanismos de buscas são de longe as melhores e mais poderosas fontes de visitas. No entanto, você já deve ter ouvido muitas vezes a frase “é preciso ser visto para ser lembrado”, não é verdade? Pois bem ela é cada vez mais verdadeira. Com tantas opções de sites, é muito fácil um site passar despercebido ou nunca ser visto.

Site Eficiente

Seja você um blogueiro(a), uma empresa pequena ou grande, se vende produtos ou serviços ou se apenas tem função de entreter ou ensinar. Você precisa ter um site que centralize tudo o que você é ou faz na Internet. Redes sociais vem e vão isso é fato, seu site é sua propriedade na Internet. A alguns anos se alguém falasse que o Orkut fecharia todos o chamariam de louco, não é mesmo.

Lógico que você precisa de uma forte presença nas redes sociais, é lá que os seus visitantes ou consumidores estão. O mesmo com os mecanismos de buscas. Mas utilize ambos como fontes de visitantes ou consumidores, atraia os para seu site ofereça e ganhe muito mais.

Não importa o que ou a estratégia uma boa apresentação na Internet é fundamental. E isso inclui, prioritariamente, um site bem feito e uma presença consistente nas redes sociais e campanhas nos mecanismos de buscas. Quando o consumidor for procurar referências, é nestes meios que ele pesquisará e poderá encontrar as suas informações.

Preparamos a seguir 7 dicas muito úteis e que vão lhe ajudar a ter um site eficiente:

1) Simplifique: Vá direto ao assunto, não enrole, menos é mais. Use linguagem objetiva e explique claramente, sem excesso de texto, o que a sua você ou sua empresa oferece, quem você é, etc… Tenha um site que pode ser facilmente atualizado, uma excelente dica é um site que utilize a Plataforma WordPress, atualmente considerada o melhor gerenciador de conteúdos de sites. Tenha canais de contato, formulários, e-mails, telefone, o que julgar necessário.

2) Aposte no visual: Porém de nada adianta um site bonitinho que seja difícil de atualizar ou que tenha uma navegação confusa. Um site eficiente deve ter um layout atraente e responsivo, que se adapte aos dispositivos móveis (smartphones e tablets), já que a maioria das pessoas acessa a Internet por esses meios. Tenha um menu principal claro e de fácil acesso, isso é fundamental para a eficiência do site.

3) Gere Leads: Lead é o contato qualificado de uma pessoa (ou empresa) que demonstra através de algum meio que está interessada em algum produto/serviço. Inclua uma CTA “call to action”, (chamada para ação), por meio de uma chamada com um botão você chama o seu visitante para um formulário onde ele deve informar seu e-mail para tirar dúvidas ou saber mais sobre algo, ter acesso a algum conteúdo exclusivo ou ainda uma oferta especial. Desta forma você poderá construir uma poderosa lista de e-mails de visitantes e potenciais clientes. Poderosa sim pois quem cadastrou o seu e-mail tem interesse no que você oferece, você inclusive pode saber exatamente em que cada visitante está interessado, assim pode enviar novidades ou ofertas especiais, promovendo seu site e alavancando novos negócios.

4) Use o SEO: aproveite os recursos de Search Engine Optimization para melhorar o posicionamento de seu site nos resultados dos mecanismos de busca. Palavras chave, textos consistentes, links, etc… Tudo influencia para você ter um SEO eficiente. Sites com o SEO em dia terão muito mais chance de aparecerem na primeira página nos resultados das buscas e certamente terão muito mais chance de serem acessados antes das páginas dos concorrentes que não fizeram a lição de casa com o SEO. O WordPress oferece plugins que podem lhe auxiliar na configuração eficiente do SEO de cada uma de suas postagens ou páginas do site. Veja mais sobre o SEO clicando aqui.

5) Integre um blog: Se você é blogueiro(a) já sabe do potencial de um blog. Para quem tem empresa ou oferece produtos e serviços pode ser novidade. Entregar conteúdo relevante é uma das principais estratégias para conquistar e fidelizar clientes. Tenha um blog integrado em seu site, dê dicas e ensine a usar, agregue valor tanto ao que você faz como a sua marca.

6) Integre suas redes sociais: Como já havíamos falado antes, utilize todo o potencial das suas redes sociais para trazer muitos visitantes para o seu site. No Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, YouTube e Snapchat, por exemplo, é possível promover conteúdos rápidos e instigantes, que poderão ser lidos na íntegra apenas no blog do seu site, desta forma você trás mais visibilidade para seu site.

7) Utilize o remarketing: O remarketing é uma poderosa ferramenta que atinge um público mais qualificado, ou seja pessoas que já visitaram seu site. O remarketing pode ser feito a partir dos Leads coletados em seu site ou através do recurso de remarketing do nas campanhas como por exemplo o Google Adwords. O remarketing pode ser uma poderosa ferramenta pois atinge pessoas que já demonstraram interesse no que você oferece, desta forma tem uma grande chance de trazer esta pessoa de volta ao seu site e até converter em alguma venda.

Bem estas são as 7 dicas que preparamos hoje para você, esperamos que tenha gostado e que estas dicas lhe ajudem a ter um site eficiente e de muito sucesso na Internet. Se você gostou quem sabe seus amigos também goste, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.

Obrigado e muito sucesso!